Não deixe a ansiedade limitar seu desenvolvimento profissional Aprenda com a terapia cognitiva comportamental a lidar com a ansiedade e outros fatores que interferem na sua felicidade e sua carreira

As causas e consequências da ansiedade

O transtorno de ansiedade é um desequilíbrio mental e físico que interfere no seu desempenho no trabalho, na sua carreira, nas relações com as pessoas e nas atividades do dia a dia.

Como funciona a terapia

1

Entende o conceito da ansiedade

2

Identifica quais pensamentos disfuncionais causam ansiedade

3

Descobre crenças limitantes que geram esses pensamentos

4

Transforma crenças limitantes em ações concretas

5

Aprende técnicas e ferramentas para lidar sozinho com as situações difíceis

As perguntas mais comuns

Talvez você não esteja em crise e portanto não sinta que precisa de ajuda imediata, mas todas as pessoas podem se beneficiar muito de um processo de autoconhecimento. A psicoterapia vai te ajudar a descobrir e trabalhar tanto suas potencialidades quanto as suas maiores fraquezas e suas causas.
Esse processo desenvolve sua inteligência emocional e impacta muito positivamente a sua relação com você mesmo, com sua família, relacionamentos e dia a dia no trabalho.
Isso depende muito da linha da psicoterapia utilizada. No caso da Terapia Cognitivo Comportamental (que eu sigo), 6 meses costuma ser um bom tempo. Isso acontece principalmente porque na TCC o paciente aprende técnicas que vão ajudá-lo a lidar com outras situações mesmo depois de finalizar terapia.
Entretanto, muitas pessoas continuam com psicoterapia por anos por ser um momento de organização dos pensamentos e equilíbrio mental.
A Terapia Cognitivo Comportamental é um processo empírico, com técnicas que foram testadas e comprovadas milhares de vezes nos mais diversos países e culturas. Essas técnicas, ferramentas e instrumentos ajudam a modificar os pensamentos e consequentemente o comportamento dos pacientes, por isso essa linha da psicoterapia tem bons efeitos a curto prazo.
É importante destacar que o envolvimento e comprometimento do paciente são indispensáveis para o sucesso da terapia.

Quem sou eu

Mariângela Guerra

Psicóloga há mais de 35 anos e especializada pela USP no tratamento de ansiedade através de Terapia Cognitivo Comportamental. Meu principal objetivo é ajudar profissionais ambiciosos a lidarem melhor com alta pressão e ansiedade para aumentarem seu desempenho profissional.

Trabalhei por mais de 25 anos na Federação das Indústrias (FIEMG), diretamente com CEOs de grandes indústrias em diversos projetos. Em 2001 participei da missão do governo brasileiro com a ONU para reconstrução do Timor Leste.

Com a Terapia Cognitiva Comportamental eu ensino o paciente técnicas e ferramentas que o ajudam a ter autonomia para lidar com seus próprios problemas, reduzindo ansiedade e stress e potencializando seu desempenho profissional. Mariângela Guerra

Conteúdos

Entrevista com Tallis Gomes  -  ansiedade, fama, déficit de atenção e poker

Tallis Gomes é fundador do Easy Taxi e da Singu. Nesta entrevista falamos sobre as dificuldades para alcançar o sucesso, como lidar com ansiedade extrema e conselhos para líderes aspirantes.

Continuar lendo

O lado obscuro do empreendedorismo: ansiedade, depressão e exaustão

Os empreendedores lutam grandes batalhas internas de forma silenciosa que podem ter consequências graves na saúde, nos relacionamentos e na empresa.

Continuar lendo

Entrevista com Vitor Torres — corrida, exército e família

Vitor Torres é fundador da Contabilizei. Falamos nessa entrevista sobre as dificuldades que enfrentou e a importância de disciplina e resiliência em sua trajetória.

Continuar lendo

O enorme tabu sobre saúde mental no ambiente de trabalho

A saúde mental das pessoas ainda é um enorme tabu no ambiente de trabalho e afeta milhares de profissionais e empresas todos os dias.

Continuar lendo

Entrevista com Max Oliveira — música, fraudes e mentoria

Max Oliveira é fundador e CEO da MaxMilhas. Nesta entrevista falamos sobre lidar com fraudes e como a música o ajuda a lidar com ansiedade.

Continuar lendo